Corais

Foto

Camerata Lux - Belo Horizonte/MG

Foto

Regente: Luzia Antoniol

Bacharel em Música pela UFMG. Integrou por quinze anos o Ars Nova – Coral da UFMG, sob a regência do Maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca, seu grande mestre, atuando como ensaiadora e chefe do naipe de sopranos. Conquistou as seguintes premiações em concursos internacionais: 3º lugar no II Concurso Internacional de Coros de Marktoberdof (Alemanha, 1991), 1º lugar no XLI Concurso Polifonico Internacional Guido d'Arezzo (Itália, 1993) e o Grand Prix e 1º lugar no VII Concurso de Corais da Cidade de Atenas (Grécia, 1998). Integrou, também, o Coral Lírico de Minas Gerais onde atuou com maestros como Emílio de César, David Machado, Sérgio Magnani, Ângela Pinto Coelho, Afrânio Lacerda, Sílvio Viegas e Holger Kolodziej. É professora e coordenadora de Música do Colégio Santo Antônio. Lecionou Música e Canto na Faculdade de Filosofia e Teologia do Instituto Santo Inácio dos Jesuítas. É regente da Camerata Lux desde a sua fundação.

Release do Coral:

A Camerata Lux foi criada em 1999 por uma confraria de amigos apreciadores da música que desejavam celebrar sua harmoniosa convivência por meio da arte do canto coral. Desde então, o grupo vem se desenvolvendo artisticamente, visando sempre o aprimoramento de sua qualidade técnica. Além disso, a Camerata Lux tem por principal foco de atuação a pesquisa e divulgação de repertório polifônico a cappella. Neste sentido, contempla obras de diferentes estilos e épocas indo da Renascença a música folclórica e a música popular contemporânea. Realiza regularmente concertos em diferentes espaços culturais da capital mineira e de outras cidades brasileiras. Apresenta-se, também com regularidade, em festivais nacionais e internacionais de corais.

Foto

Cantos de Minas - Belo Horizonte/Minas Gerais

Foto

Regente: Lindomar Gomes

Formado em Música pela UEMG e Palácio das Artes com pós graduação em Gestão Cultural pela PUC Minas desenvolve intensas atividades em prol do Canto Coral. Idealizador e curador do FIC Festival Internacional de Corais, representou o Brasil em festivais na Argentina, Cuba, Itália, Portugal e Venezuela. Recebeu do Governo Mineiro em 2012 a medalha da inconfidência pelos relevantes serviços prestados à cultura nacional.

Release do Coral:

O Coral Banda Cantos de Minas é formado por experientes musicistas oriundos das Escolas de Música do Palácio das Artes, Universidade do Estado de Minas Gerais e Universidade Federal de Minas Gerais. Idealizado pelo maestro Lindomar Gomes em 2006 tem uma extensa agenda nos eventos natalinos com acendimento das luzes em diversas cidades históricas. É o grupo âncora do projeto Festival Natalino Minascentro

Foto

Cigarras Cantoras do Vitória - Belo Horizonte/Minas Gerais

Foto

Regente: Nancy Carneiro Barcelos

A regente do grupo é a prof. Nancy Carneiro Barcelos, que foi bailarina clássica e atua hoje, também, como psicóloga e arteterapeuta. A prof. conseguiu afastar a depressão e a ansiedade que bloqueavam o aprendizado escolar das alunas, que, hoje, fazem do canto um caminho novo, onde a alegria e a esperança são presenças constantes.

Release do Coral:

O Grupo Cigarras nasceu a partir da iniciativa das professoras Nancy Carneiro Barcelos e Marly Aparecida Alves Resende, em turmas de EJA ( Educação de Jovens e Adultos), da Escola Municipal Prof. Milton Lage, numa tentativa de melhorar a auto-estima de pessoas que buscaram a escola para alfabetizarem-se , após criarem filhos e netos. O grupo surgiu em setembro de 2009 e já percorreu grande parte do estado de Minas Gerais, levando seu canto-raíz e sua contagiante alegria. Em 2011 foi matéria do programa Globo Horizonte (Rede Globo) e recebeu um troféu da Câmara Municipal de BH.

Foto

Coral ASES - MG - Belo Horizonte/Minas Gerais

Foto

Regente: Rodrigo Garcia

Formado em Regência pela Escola de Musica da UFMG, onde cursa bacharelado em Violoncelo e Composição. Regente Titular do Coral Ases MG desde 2008, e também de diversos outros corais de Belo Horizonte (atualmente 'Vozes da Liberdade - PRMG, Madrigal Cura d'Ars' e 'Grupo Orguel Musical'). Rodrigo também participou de diversos eventos como regente, violoncelista, guitarrista, arranjador, produtor e compositor, tendo o prazer de trabalhar com grandes nomes da música brasileira como Alceu Valença, Paulinho Santos e Décio Ramos do Uakti, Cálix, Cartoon, Aggeu Marques, Renato Savassi e a Orquestra Ouro Preto (incluindo Homenagem aos Beatles em Liverpool). Fundador da Orquestra Sinfônica Libertas com a qual pode fazer alguns concertos com casa lotada no Palácio das Artes em homenagem aos Beatles.

Release do Coral:

O Coral ASES -MG foi criado em Abril de 2008 por funcionários do Serpro/BH em busca de uma atividade que proporcionasse melhor qualidade de vida e socialização através da música. Composto por 38 integrantes e sob a regência do maestro Rodrigo Garcia desde a sua fundação, o coral tem se apresentado na empresa Serpro, onde trabalham os seus integrantes, nos eventos promovidos pela Ases (Associação dos Empregados do Serpro - Belo Horizonte), festivais, encontros e instituições na comunidade. Agora, em sua terceira participação no FIC e contando com um repertório diferenciado, em músicas populares, queremos dar voz aos excelentes compositores de MG e do Brasil. SLOGAN: "Nas montanhas, cantar é emoção..."

Foto

Coral da Fundação Cultura Carlos Drummond Andrade - Itabira/Minas Gerais

Foto

Regente: Lindomar Gomes

O maestro Lindomar Gomes tem formação musical no Palácio das Artes, UEMG e UFMG e pós graduação em planejamento e gestão cultural pela PUC Minas. Idealizador e curador do FIC e Festival de Verão de Pedro Leopodo, esteve recentemente na Italia a convite do Chorus Inside compondo o júri e tornando-se também representante dos corais brasileiros naquele país com intuito de fomento e difusão do canto coral unindo ainda mais os dois paises. Foi condecorado pelo Governo de Minas em 2012 pela Medalha da Inconfidência.

Release do Coral:

Criado em 1998 pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade em Itabira, o Coral já se apresentou em várias cidades de Minas Gerais e do Brasil, em toda Itabira e distritos. Formado por profissionais liberais e pessoas voluntárias que buscam na música uma fonte de alegria e prazer. Participa do FIC desde a segunda edição e conta a participação do maestro Lindomar Gomes e pianista André Durval desde maio de 2011.

Foto

Coral Kerygma - Belo Horizonte/MG

Foto

Regente: Robson Carlos Lopes de Oliveira

Robson Carlos Lopes de Oliveira, 55 anos, nascido em Belo Horizonte e carinhosamente conhecido como "Robinho". Professor de canto coral no CTMDT (Centro de Treinamento Missionário Diante do Trono) e trabalha há 26 anos no Palácio das Artes como pianista acompanhador de cantores e instrumentistas. Há mais de 20 anos, toca para aulas de balé clássico no CEFAR (Centro de Formação Artística do Palácio das Artes) e para a Cia de Dança de Minas Gerais. Já trabalhou também para o Grupo Corpo e a Cia de Dança 1º Ato exercendo a mesma função.

Release do Coral:

Com mais de 30 anos de existência, o Coral Kerygma (que significa proclamação) é um dos grupos mais antigos do ministério de louvor da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte-MG. São quase 100 coristas sob a regência de Robson Carlos Lopes de Oliveira. O coral se destaca pelas suas apresentações (ao estilo gospel americano) nos cultos dominicais da igreja, nas cantatas de natal, em várias gravações do ministério de louvor Diante do Trono e nos musicais preparados e adaptados pelo próprio Robinho. Segundo ele, “após o surgimento dos grupos de louvor, muitas igrejas deixaram de valorizar os corais. O coral não é algo ultrapassado, ele precisa simplesmente ser renovado, assim como acontece nos grupos musicais de louvor”. Ele acrescenta: “Na igreja, todas as vezes que o coral canta, as pessoas comentam que são abençoadas e suas vidas são impactadas. Esse é o nosso objetivo: ministrar ao povo”.

Foto

Coral Vozes da Liberdade - Belo Horizonte/MG

Foto

Regente: Rodrigo Garcia Pacheco

REGENTE - RODRIGO GARCIA Formado em Regência pela Escola de Música da UFMG, onde cursa bacharelado em Violoncelo e Composição. Regente Titular do Coral Ases MG desde 2008, e também de diversos outros corais de Belo Horizonte (atualmente \'Vozes da Liberdade - PRMG, Madrigal Cura d\'Ars\' e \'Grupo Orguel Musical\'). Rodrigo também participou de diversos eventos como regente, violoncelista, guitarrista, arranjador, produtor e compositor, tendo o prazer de trabalhar com grandes nomes da música brasileira como Alceu Valença, Paulinho Santos e Décio Ramos do Uakti, Cálix, Cartoon, Aggeu Marques, Renato Savassi e a Orquestra Ouro Preto. Fundador da Orquestra Sinfônica Libertas com a qual pôde fazer alguns concertos com casa lotada no Palácio das Artes em homenagem aos Beatles.

Release do Coral:

O Coral Vozes da Liberdade é composto por servidores da Procuradoria da República em Minas Gerais, com a formação de 15 vozes e foi criado em abril de 2011 tendo, portanto, apenas dois anos de existência. O Coro foi instituído, inicialmente, apenas com a ideia de promover uma melhor integração e busca do bem-estar no ambiente de trabalho mas, aos poucos, o gosto pela música e o prazer de cantar, extrapolou as fronteiras e o grupo já chegou a se apresentar em instituições de caridade, asilos e em outras instituições públicas, além da participação na Cantata de Natal da Assembleia Legislativa/MG, em 2011. O Coral Vozes da Liberdade possui repertório basicamente de música popular brasileira, acreditando que a boa música proporciona momentos de encantamento e alegria interior.

Foto

Grupo de Canto do Centro de Convivência - Vespasiano/MG

Foto

Regente: Márcia Alves

Márcia Alves é formada em Terapia Ocupacional pela UFMG. Atualmente desenvolve atividades artísticas como professora de canto coral e cantora solista do Grupo Contraponto. Estudou canto e percepção musical na Escola de Música da UEMG, e participou do Curso de Regência Coral ministrado pelo Maestro Márcio Miranda Pontes. Como corista, integrou diversos grupos como Corpo Coral Estável da UFMG; Coral da ASSEFAZ; Coral da Colônia Portuguesa e Coral Municipal de Vespasiano.

Release do Coral:

O Grupo de Canto do Centro de Convivência é um projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Vespasiano, que visa, através da arte do canto coral, integrar, incluir, socializar e “trazer à vida” seus 30 integrantes com idade entre 60 e 85 anos. O Grupo traz em seu repertório músicas folclóricas, sacras e popular brasileira. Regente e cantores, sob outra formação, já se apresentaram em escolas, empresas, conferências municipais, festas religiosas e diversos eventos do município de Vespasiano e região como o Festival de Inverno, Concertos nas Igrejas, Festival Internacional de Corais, Concerto de Natal, entre outros. E celebraram este reencontro, sob nova formação, na edição de setembro do FIC 2013!

Foto

Trio Amadeus - Belo Horizonte/Minas Gerais

Foto

Regente: Fabio

Formado por Marcelle Chagas, soprano e harpista, Fábio Lopes, cantor popular e violonista e Rafael Marcenes, violinista, o grupo faz uma transformação classico-pop de músicas consagradas do cenário mundial.

Release do Coral:

O Trio Amadeus é um grupo de muita personalidade que surgiu em 2003, em Belo Horizonte. Formado por Marcelle Chagas, soprano e harpista, Fábio Lopes, cantor popular e violonista e Rafael Marcenes, violinista, o grupo faz uma transformação classico-pop de músicas consagradas do cenário mundial. A versatilidade é tanta que vai de ópera a MPB. Sempre com o jeitinho de se misturar erudito e popular característico do Trio Amadeus. Os timbres são inconfundíveis. A mistura harpa, violino e violão, além das super timbradas vozes de Fábio e Marcelle, fazem uma assinatura musical inédita e inconfundível. Eles já se apresentaram em várias partes do Brasil e na Europa e a cada dia consolidam mais seu nome neste mercado tão amplo e inexplorado no Brasil. Se você ainda não ouviu, prepare-se para uma experiência emocionante! Trio Amadeus www.trioamadeus.com.br