Locais

Foto

Basílica Nossa Senhora do Pilar - Ouro Preto

Foto
Praça Monsenhor Castilho Barbosa, bairro Pilar
Foto

Carmelo Nossa Senhora Aparecida

Foto

Carmelo Nossa Senhora Aparecida - Belo Horizonte - Minas Gerais – Brasil

Somos monjas Carmelitas Descalças, seguidoras de Jesus Cristo,  na trilha  de nossos fundadores Santa Teresa de Jesus  e São João da Cruz. À nossa Ordem pertencem Santa Teresinha do Menino Jesus, a bem-aventurada Elisabeth da Trindade, Santa  Teresa de Los Andes, Santa Edith Stein e tantas outras grandes mulheres  e grandes homens, que enobrecem o nome da nossa Igreja Católica Apostólica Romana.

O Carmelo Nossa Senhora Aparecida foi fundado na Capital Mineira aos 16/07/1941, por inspiração do Primeiro Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Antonio Cabral, que desejou uma fundação contemplativa para ser  um 'baluarte-sobrenatural' para a Igreja.


 Coube a Monsenhor Messias de Sena Batista e um grupo de leigos a árdua obra de construção desta casa de oração.
  Para a fundação vieram Irmãs da comunidade do Carmelo de Santa Teresa da cidade de São Paulo - SP, um grupo de 5 irmãs: Ir. Maria de São José, Ir. Maria Ângela do Menino Jesus, Ir. Ana de  São Bartolomeu e uma postulante, tendo à frente Madre Gema da Eucaristia.


Conduzidas pelo carisma teresiano, a comunidade foi agraciada com muitas
 vocações que, sob a orientação de Madre Gema, pode consolidar-se e crescer.
 Em nossa história temos muitos exemplos de irmãs dedicadas e determinadas
 a servir o Senhor na generosidade e simplicidade de suas vidas 'escondidas
 com Cristo em Deus'.
 Aqui vivemos na simplicidade o nosso dia a dia, fazemos trabalhos manuais em cerâmica e outros artesanatos, que nos ajudam em nossa subsistência.

 Nestes 72 anos de nossa história procuramos ser uma presença orante na vida
 da Igreja e do mundo. 


Dedicamo-nos fundamentalmente à oração, à escuta e reflexão da Palavra de Deus, à adoração e glorificação de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, na Igreja.

Temos diariamente a Santa Missa. De Segunda a Sábado às 7:00h e aos Domingos, às 8:30h, aberta à participação do público.

Nosso mosteiro situa-se á Rua Desembargador Tinoco, 322, Bairro: Monsenhor Messias, Belo Horizonte, Minas Gerais - Brasil.

Num estilo de vida marcado pela simplicidade, no silêncio da  oração, o Carmelo é fermento, sal e luz, lembrando ao mundo que DEUS É O ÚNICO ABSOLUTO DE NOSSA VIDA...

http://www.carmelitasbh.com/

 

 

 

 

 

Rua Desembargador Tinoco, 322, Bairro Monsenhor Messias
Foto

Centro Cultural Jardim Guanabara

Foto
O Centro Cultural Jardim Guanabara (CCJG) foi implantado no dia 5 de dezembro de 2008, por meio de recursos aprovados no Orçamento Participativo, com o objetivo de incrementar a Região Norte com um espaço para produção, difusão e preservação da cultura e do patrimônio da comunidade. Em uma área de 472 m², o espaço possui biblioteca, salas multiuso com capacidade para 100 pessoas, salas para oficinas de artes plásticas, hall de exposições e praça de eventos.
Visualizar FIC 2013 em um mapa maior
Foto

Conservatório UFMG

Foto
O antigo prédio de Escola de Música da UFMG, construído em 1926, foi totalmente restaurado, e abriga agora o Conservatório UFMG, um espaço cultural multiuso. O acervo, em exposição permanente, é composto por duas coleções: a Brasiliana, que reúne objetos de arte, livros e documentos raros de grande valor histórico, artístico e documental, e a de Arte Contemporânea, que representa a arte produzida em Minas na década de 60.
Visualizar FIC 2013 em um mapa maior
Av. Afonso Pena, 1534. Centro. Belo Horizonte
Foto

Consulado Nossa Senhora da Conceição

Foto

O Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição está localizado no tradicional bairro da lagoinha. Um dos primeiros bairros de origem operária da capital mineira.

A Igreja Nossa Senhora da Conceição, onde atualmente está o Santuário, realizou a celebração de bênção da pedra fundamental em 1914, seguida do início das obras.

Construída pelos religiosos Redentoristas, com recursos arrecadados pela Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição, a Paróquia foi inaugurada em 1923.
- See more at: http://www.arquidiocesebh.org.br/site/atuacao.php?id=192#sthash.cZ9zifyQ.dpuf

Em 1992,  tornou-se Santuário Nossa Senhora da Conceição, tendo incorporado à destacada  religiosidade dos  fiéis,  os importantes projetos sociais do Vicariato Episcopal para Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte.  - See more at: http://www.arquidiocesebh.org.br/site/atuacao.php?id=192#sthash.cZ9zifyQ.dpuf

 

Rua Além Paraíba, 152 - Lagoinha
Foto

Igreja São Geraldo

Foto

Visualizar FIC 2013 em um mapa maior
Bairro São Geraldo
Foto

Igrejinha da Pampulha

Foto

Visualizar FIC 2013 em um mapa maior
Foto

Minascentro - Feira de Natal

Foto

FEIRA NATALINA MINASCENTRO

A capital mineira se prepara para tornar um grande parque temático do natal

Inspirado nos  tradicionais festivais de natal  do mundo e com o desejo de fortalecer o espírito natalino no coração dos mineiros, o empresário Alexandre Araújo, responsável pelo sucesso da décima edição da  Professional Fair, apresenta a Belo Horizonte o 1° Festival Natalino da capital. O evento, que acontecerá  em breve no Minascentro, promete proporcionar momentos inesquecíveis para serem desfrutados em família.

“O Minascentro ganhará uma iluminação na fachada, assim como várias peças de natal para compor o clima. Na parte  interna teremos cenários e papai noeis para alegrar os visitantes” informa a decoradora do evento, Cláudia Travesso, que disse ainda que “ o material usado na decoração são peças em tamanhos maiores, confeccionadas para o evento, além de um cenário com produtos de natal possíveis de serem encontrados na lojas”

Além de ser uma excelente oportunidade “de adquirir bens e produtos não encontrados em shoppings e lojas convencionais”, o Minascentro irá receber o FIC - Festival Internacional de Corais. Todos os dias, às 19h45, uma seleção diferente de corais irá ocupar a fachada do prédio encantando quem passar pelo local com belíssimas canções. A programação inclui ainda com cantatas e shows pirotécnicos para encher os olhos, os ouvidos e os corações de todas as pessoas que estiverem na capital mineira. Serão vários corais, com mais de 500 vozes. Uma grande novidade é que os ensaios para estas apresentações estão sendo realizados nas praças públicas da cidade.

A frente do FIC, esta  o Maestro Lindomar Gomes, graduado em música e representante do Brasil em diversos eventos internacionais. Lindomar assume também a regência do Coral Banda Cantos de Minas, formado por experientes músicos oriundos das mais renomadas escolas de música de Belo Horizonte. Além dos cantores, a banda é composta por teclado, percussão, contrabaixo, flauta e saxofone.

Murilo Antunes, cantor e compositor famoso por diversas canções interpretadas pelo Clube da Esquina, criou a música tema que irá celebrar este evento. O Festival Natalino chegou para transformar o natal de Belo Horizonte.

Com a presença de 150 expositores , produtos diferenciados e áreas exclusivas, o Festival Natalino será  o melhor local para se fazer as compras de natal.

O Minascentro é o mais tradicional endereço de eventos de Belo Horizonte.

Fruto de parceria entre o Governo de Minas, Embratur e a extinta Turminas, o Minascentro foi criado em 1981 para sediar o encontro das artes, cultura, indústria, comércio, ciência e turismo.

Com uma localização privilegiada, bem no centro da capital mineira, o Minascentro dispõe de uma completa infraestrutura de serviços, que permite a realização dos mais diferentes tipos de eventos: das grandes feiras e eventos científicos às apresentações artísticas, pequenas convenções e reuniões executivas.

O Minascentro funciona em uma imponente construção, em estilo neoclássico.

http://www.prominasmg.com.br/pt-br/minascentro/47/

Avenida Augusto de Lima, 785 - Lourdes
Foto

Nova Era - Adro e Praça da Igreja Matriz São José

Foto

Construção do século XVIII, tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em 17/03/1953. O altar-mor é de autoria de Francisco Vieira Servas, escultor e entalhador da época de Aleijadinho. A pintura do teto da Matriz São José, documenta o estilo rococó, na transição do séculos XVIII para XIX.
A planta se desenvolve a partir da nave, separada da capela-mor, pelo arco-cruzeiro. No pavimento superior ficam as tribunas e o consistório. No interior, a exuberante decoração em ouro, o conjunto de talhas e pinturas dos séculos XVIII e XIX, estilo rococó,  impressionam, além da belíssima imaginária. O conjunto tem nos altares as imagens de São Francisco, Sant’Anna, São João Batista, São Sebastião, Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito. No altar-mor destaca-se a imagem do padroeiro São José. Possui uma curiosidade arquitetônica,  em um de seus altares colaterais o camarim é subdividido em dois níveis que recebem Santana Mestra e São Francisco, exemplo único no Brasil.       

Telefone para contato: (31) 3861-4228
Visitação: domingos e feriados e durante a semana (agendado).

Praça Matriz, s/n Bairro: Manjahy
Foto

Ouro Preto - Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Foto
A Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto, Minas Gerais, é uma das edificações católicas mais conhecidas entre as que foram erguidas durante o Ciclo do Ouro. Foi construída em torno de uma capela erguida a partir de 16962 ou nos primeiros anos do século XVIII e ampliada em 1712 com recursos dos devotos, embora as intervenções principais tenham seguido até o final do século. Já a devoção de Nossa Senhora do Pilar foi trazida provavelmente de São Paulo, na bandeira de Bartolomeu Bueno, tendo a imagem sido entronizada na primitiva capelinha que antecedeu o templo. A Paróquia do Pilar foi a mais rica e populosa em Vila Rica, já que reuniu o maior número de irmandades e, por isso, a Matriz recebeu mais ornamentos em preparação para uma "boa morte". As irmandades tinham lugares específicos dentro do templo, uma forma de representar e expressar a hierarquia social dos fiéis. O "livro de compromissos" relacionava a participação das irmandades Santíssimo Sacramento (1712), Nossa Senhora do Pilar (1712), São Miguel e Almas (1712), Rosário dos Pretos (1715), Senhor dos Passos (1715), Sant'Anna (primeiro quartel) e Nossa Senhora da Conceição (até o primeiro terço do século XVIII). A igreja está localizada na Praça Monsenhor Castilho Barbosa.
Praça. Mons Castilho Barbosa, S/N - Rosário Ouro Preto - MG
Foto

Ouro Preto - Museu da Inconfidência / Praça Tiradentes

Foto

A Praça Tiradentes é uma praça localizada na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Foi o local onde a cabeça do mártir da independência, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes foi exposta (1792) em Vila Rica, atual Ouro Preto. No local onde estivera o poste (atual Praça Tiradentes) se encontra hoje um monumento ao Mártir. Verifica-se que curiosamente, a estátua em bronze de Tiradentes está de costas para a então residência oficial do governador.

O local onde hoje se encontra a Praça Tiradentes, em Ouro Preto, era conhecido no século XVIII como Morro de Santa Quitéria e durante quase todo o século XIX, chamou-se Praça da Independência. Em 1894, com a inauguração do Monumento em homenagem a Tiradentes, passou a se chamar Praça Tiradentes. Por volta de 1750, começava a se formar o conjunto arquitetônico da praça. Em 1748, aproximadamente, já começava a funcionar no local o novo Palácio dos Governadores. Hoje, a Praça Tiradentes é marcada por dois imponentes prédios: o Museu da Inconfidência (antiga Casa da Câmara e Cadeia - 1784) e o Museu de Ciência e Técnica (antigo Palácio dos Governadores). Compondo o conjunto, há um admirável casario colonial onde se destacam: - Conjunto Alpoim: são diversas casas que teriam sido projetadas pelo brigadeiro José Fernando Pinto Alpoim, que vão do número 52 ao 70. Entre elas, está a casa de Dom Manoel de Portugal e Castro, que foi o último governador da Capitânia de Minas Gerais no período colonial. As três grades das sacadas apresentam uma curiosidade; nelas se encontram a inscrição: “ para memória do benefício imortal teu nome fica gravado neste metal .” Há uma lenda que conta que a amante do governador é que teria mandado fazer a inscrição na sacada de sua casa. - Casa da Baronesa. Nº 33. - Câmara Municipal e Posto de Informações Turísticas. Nº 41. - O Restaurante Estudantil – REMOP. Nesse local, no século XVIII, existiu a Santa Casa de Misericórdia. O prédio atual, em estilo neoclássico, já serviu como Fórum no princípio do século.

Foto

Pedro Leopoldo - Praça Chico Xavier

Foto
A cidade homenageou o filho ilustre da cidade ainda em vida, em 1980, batizando a praça - também conhecida como Praça da Prefeitura -, com seu nome. Foi a primeira homenagem pública de Pedro Leopoldo a Chico Xavier. Vinte anos depois, a praça foi restaurada e, em 2004, após a morte do médium, ela foi ornamentada com o seu busto.
http://www.pedroleopoldo.mg.gov.br/
Foto

Santuário de Nossa Senhora da Conceição

Foto

O Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição está localizado no tradicional bairro da lagoinha. Um dos primeiros bairros de origem operária da capital mineira.

HISTÓRIA

A Igreja Nossa Senhora da Conceição, onde atualmente está o Santuário, realizou a celebração de bênção da pedra fundamental em 1914, seguida do início das obras.
Construída pelos religiosos Redentoristas, com recursos arrecadados pela Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição, a Paróquia foi inaugurada em 1923.
Em 1992,  tornou-se Santuário Nossa Senhora da Conceição, tendo incorporado à destacada  religiosidade dos  fiéis,  os importantes projetos sociais do Vicariato Episcopal para Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Telefone: 3422.6966

http://www.arquidiocesebh.org.br/site/atuacao.php?id=192

Rua Além Paraíba, 152 - Lagoinha - Belo Horizonte