Ensaio Aberto

Para homenagear os 100 anos de Ary Barroso através do canto coral, o Festival de Corais Universitários elegeu a canção “Isto aqui o que é”. Para que todos os coros participantes fiquem preparados para este momento de confraternização, a organização do Festival encomendou e disponibilizou um arranjo dessa canção para download a ser ensaiada previamente por todos os coros participantes.

Na programação do festival, a organização agendou três encontros informais dos coros participantes, estes encontros são os "Ensaios-Abertos” que acontecerão na Arquibancada na Praça da Igrejinha da Pampulha. Serão no total três ensaios: Na Sexta-feira, dia 07/11 às 19h30; No sábado, dia 08/11, às 19h30, e no Domingo, dia 09/11, às 10h30. Os ensaios serão regidos por Maestros convidados especialmente para este momento, somados ao trabalho corporal aplicado pela coreógrafa Marlene Silva, com acompanhamento do músico e arranjador Leonardo Cunha.

Maestros Convidados:

Márcio Miranda Pontes

Regente, mestre em Comunicação Social pela UNIMARCOS – SP, graduado em Regência pela UFMG e especialista em Musicologia Histórica Brasileira pela UFMG. Foi maestro do Coral Lírico de Minas Gerais - Palácio das Artes, BDMG e Jornal Estado de Minas. Ex-Presidente da Federação Mineira de Corais e é Diretor Executivo do Festival de Inverno UNI-BH em Ouro Preto e Mariana. É regente do Coral UNI-BH, da Orquestra Sinfônica da Imprensa Oficial de MG e professor da Escola de Música da UEMG e do CEFAR – Palácio das Artes. Regerá os corais participantes na sexta-feira, dia 07, na Igrejinha da Pampulha às 19h30.

Maestrina Dorit Kolling

Maestrina, formada em Música pela UFRGS e Especialista em Música Brasileira. Regente do Coral do TRT - 23ª Região/MT desde 1997. Membro do Conselho Editorial da Revista Canto Coral produzida pela ABRC (Associação Brasileira de Regentes de Coros) e membro do Conselho de Representantes das Regionais desta mesma Associação. Professora de Regência do Departamento de Artes da UFMT. Diretora Artística e Coordenadora dos projetos Coral Infantil, Coral Juvenil e Coral da 3ª Idade da UFMT e regente do Coral UFMT desde 1989. Regerá os corais participantes no sábado, dia 08, na Igrejinha da Pampulha às 19h30.

Lindomar Gomes

Formado em Canto, Canto Gregoriano e Regência Coral pela Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes). Formado também em Arte Educação pela UEMG e Planejamento e Gestão Cultural pela PUC Minas. Maestro do Coral da Fumec, onde desenvolve um projeto de resgate do Canto Coral voltado para composições brasileiras e do movimento musical mineiro “Clube da Esquina”. Rege também o Coral da Terceira idade (Neeti), Coral Vox Cordis e o Coral da Asprom-BH. Coordenou vários festivais pelo Estado como Festival de Inverno de Itabira e Festival de verão de Pedro Leopoldo. Regerá os corais participantes no domingo, dia 09, na praça da Igrejinha da Pampulha às 10h30.

Músico Convidado:

Leonardo Cunha


Pianista e Graduando em Violino pela UFMG. Foi Spalla e solista da Orquestra do Centro de Musicalização Infantil da UFMG, Spalla da Orquestra Jovem da UFMG e pianista acompanhador do Coral Meninos Cantores Amadeus. Atuou e atua como correpetidor e maestro substituto em vários corais da região metropolitana. Participou da Orquestra Filarmônica Nova e da Orquestra de Câmara Lobo de Mesquita, com esta última apresentou-se em turnê na França. É pianista e arranjador do Coral da Fumec, do Neeti/Fumec e Assprom. Integra o Quarteto de Cordas Scherzo. É produtor musical, arranjador e músico da Banda Country “Billy The Kid”.

Coreógrafa convidada:

Marlene Silva

Professora, coreógrafa, coordenadora da premiada Cia Danç’Art e pesquisadora de danças e costumes folclóricos, indígenas e afro-brasileiros. Expoente de sua raça, vem desenvolvendo trabalho profícuo no sentido de resgatar nossas raízes e divulgar nossa cultura, a mais rica herança de nossos antepassados. Atualmente, Marlene Silva é professora e coreógrafa do grupo de dança do Centro Universitário UNI-BH. Nestes ensaios abertos, a proposta de Marlene Silva é realizar um trabalho de expressão corporal com os coralistas participantes.

 

Apresentação:



Patrocínio:







Produção:

Maestria Produções Artísticas Ltda.
Rua Itabira, 757, sala 201 Cep:31110-340 - Belo Horizonte - MG
Tel: +55 (31) 3425-5625 / 9972-5067 info@festivaldecorais.com.br